Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Sistema Operacional » Windows » Microsoft Windows Vista

Microsoft Windows Vista

Microsoft Windows Vista

O Microsoft Windows Vista é uma linha de sistemas operacionais desenvolvido pela Microsoft para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, Tablet PCs e computadores Media Centers. Antes do seu anúncio em 22 de Julho de 2005, o Windows Vista era conhecido pelo nome de código Longhorn. Seu desenvolvimento foi concluído em 8 de Novembro de 2006; ao longo dos três meses que seguintes, foi lançado em etapas para fabricantes de computadores, de hardware e softwares, clientes comerciais e lojas de varejo. Foi lançado mundialmente no dia 31 de Janeiro de 2007, e foi disponibilizado para compra e download a partir do site da Microsoft. O lançamento do Windows Vista veio mais de cinco anos depois da introdução do seu predecessor, o Windows XP, sendo o período mais longo entre lançamentos consecutivos de versões do Microsoft Windows.

O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB). O Windows Vista também tem como alvo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mídia digital entre computadores e dispositivos. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a versão 3.0 do Microsoft .NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fácil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API, porém tal resultado não foi completamente alcançado, pois o sistema apresentou uma interface à qual muitos usuários não possuiam uma identificação graças à sua quase completa modificação, pois houve uma significativa mudança na sua estrutura.

O principal objetivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurança no sistema operacional Windows. Este, apesar da grande melhoria ao compará-lo com seu predecessor, Windows XP, continua a apresentar falhas críticas a serem corrigidas (fato que pode ser percebido durante os ataques do vírus Conficker). Uma das mais comuns críticas ao Windows XP e aos seus predecessores são as suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurança e a total susceptibilidade a malware, vírus e buffer overflows. Em consideração a isso, o então presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou no começo de 2002 uma Iniciativa de Computação Confiável de grande escala na empresa a qual tinha como objectivo desenvolver a segurança nos softwares desenvolvidos pela empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 antes da conclusão do Windows Vista, atrasando assim seu lançamento; porém há falhas que persistem, pois o usuário ainda possui a opção de os executar (sem o conhecimento de que assim o estão fazendo) da mesma forma que ocorrera com seu predecessor, mudando apenas no fato de que o usuário passa a receber um número maior de avisos de que o arquivo pode causar algum dano ao computador.

Embora estas novas funcionalidades e melhorias de segurança tenham garantido opiniões positivas, o Vista também tem sido alvo de muitas críticas negativas da imprensa e de seus usuários-alvo(principalmente). As críticas relacionadas ao Windows Vista são os elevados requisitos de sistema, seus termos de licenciamento mais restritivos, a inclusão de uma série de novas tecnologias de gestão de direitos digitais que visam restringir a reprodução de mídia digital protegida, a falta de compatibilidade com certos programas e equipamentos "pré-Vista", e o número de solicitações de autorização do User Account Control. Como resultado dessas e outras questões, o Vista tem taxas de aprovação e satisfação mais baixas do que as do Windows XP.

Principais mudanças no sistema

O Vista trouxe com ele suporte a novas tecnologias e também novas ferramentas visuais e de programação. As principais novidades em relação às versões anteriores do Windows são:

Windows Aero

A tecnologia Windows Aero é utilizada para gerar efeitos visuais, como sombras e esmaecimentos e transparências no ambiente de trabalho do Windows Vista. É similar a alguns efeitos gerados pelos softwares Compiz e Beryl para X.Org (GNU/Linux, BSD e outros Unix), e também do ambiente Aqua para Mac OS X. Inclusive, os softwares Compiz e Beryl também podem ser configurados, por meio de plugins, para se comportarem de modo similar ao Aero.

Existem requisitos necessários o funcionamento do visual Aero:

1GB de Memória RAM e Placa de vídeo (GPU) compatível com o DirectX 9.0 ou superior com tecnologia Pixel Shader 2.0 ou superior.

Se o computador não possuir uma Placa de vídeo (GPU) compatível com estes requerimentos, o Windows Vista irá apresentar o visual convencional sem os efeitos proporcionados pelo Aero.

Readyboost

É possível utilizar dispositivos de memória flash como pendrives, MP3 Players, cartões de memória e afins como uma cache de disco para o PC. Para que isto seja viável, é necessário que o dispositivo de armazenamento atinja certos requisitos mínimos de velocidade de acesso, assim oferecendo certa vantagem em comparação com o tempo usual de leitura dos disco rígidos comuns.

Microsoft .NET Framework 3.0

O .NET Framework 3.0 (ex-WinFX) é o nome dado para o conjunto de tecnologias de programação desenvolvidas para o Windows Vista, uma nova versão do modelo .NET.

Windows Presentation Foundation

É uma tecnologia que visa unificar a maneira como os documentos, imagens e gráficos são tratados pelas aplicações. Ela incorpora recursos como 3D, reconhecimento de voz, e animações com aceleração por hardware. Juntamente com esta tecnologia, a Microsoft introduzirá uma linguagem de programação para interfaces gráficas baseada em XML, nomeada XAML.

O Windows Apresentação Foundation (ou WPF), anteriormente sob o nome de código Avalon, é um subsistema em gráfica. NET Framework 3.0 (anteriormente chamada WinFX) , e está diretamente relacionado ao XAML. WPF está incluído com o Windows Vista e Windows Server 2008, e também está disponível para Windows XP Service Pack 2 ou mais avançado, e Windows Server 2003. Ele foi projetado para oferecer um modelo para a construção de aplicações e uma separação entre a interface do usuário e da lógica comercial. A WPF pedido pode ser implantado na área de trabalho ou hospedados em um navegador web. A função pretendida pela Microsoft visa unificar uma série de serviços de aplicação: interface de utilizador, desenho 2D e 3D, fixas e adaptativas documentos, avançado tipografia, gráficos vetoriais, raster gráficos, animação, dados vinculativo, áudio e vídeo. Embora winforms continuarão a ser largamente utilizada, e a Microsoft criou apenas algumas aplicações WPF, a empresa promove WPF para a linha de aplicativos corporativos.

Microsoft Silverlight baseado na web é um subconjunto de WPF que permite Flash-como web e aplicações móveis com a mesma programação como modelo. NET aplicações. 3D recursos não são suportados, mas XPS e à base de desenho vetorial estão incluídos.

Barra Lateral do Windows

Contém atalhos e utilidades, como relógio, leitor de RSS e visualizador de imagens, entre outros itens. É customizável com "gadgets" (os ítens do Sidebar) que podem ser carregados da internet.

Internet Explorer 7

A nova versão do famoso browser da Microsoft, suas funcionalidades são o suporte a abas (várias páginas na mesma instância do browser, algo já existente há muito tempo em outros navegadores para Web, como o Google Chrome, o Opera, o Firefox (sendo este o que oferece mais recursos) e o Netscape); visualização simultânea de páginas através de miniaturas e segurança com melhorias de seus predecessores.

Windows Media Player 11

Nova versão do tocador de media, que trará suporte nativo a vídeos de alta definição, uma forma diferente de busca de músicas na Biblioteca de Multimídia, entre outras mudanças. Já foi lançada a versão final deste produto. É o sucessor do Windows Media Player 10.

Windows SideShow

Interface entre o PC e um dispositivo, através do qual se poderá fazer um acesso remoto a conteúdos armazenados no computador.

Índice de experiência do Windows

Um recurso que qualifica certos periféricos do computador com pontuações que vão de 1.0 até 5.9. É interessante para verificar em uma média de pontos a potência, a velocidade e qualidade destes dispositivos. São relacionadas pontuações sobre o Processador, Memória RAM, Placa de vídeo (GPU) e Disco rígido.

User Mode Driver

Instalação e utilização de drivers em modo de usuário, especialmente dedicado a periféricos de memória USB.

WDDM (Windows Display Drivers Model)

Modelo de drivers gráficos para suportar as mudanças na interface do Vista, bem como o efeito Aero Glass. Baseia-se em processamento paralelo na GPU. O WDDM é um modelo sucessor ao XPDM.

JPEG XR

Novo sistema de foto para substituir o formato JPEG, com melhor qualidade de imagem e compressão.

Windows Media Center

Windows Media Center, em português: Central de mídia do Windows. Já esteve presente em uma das versões do Windows XP chamada Windows XP Media Center Edition e agora presente nas versões Home Premium e Ultimate do Windows Vista. Como o próprio nome diz, é uma aplicação que reúne diversos tipos de mídia executáveis em um Computador em um só lugar. Na mesma aplicação é possível assistir à TV em tempo real (sintonizador ou placa de captura é requerido), assistir aos filmes em DVD, ouvir as músicas em MP3 - WMA e outros formatos, assistir aos vídeos e clipes armazenados no disco rígido (como clipes em WMV, AVI, DivX entre outros), realizar um Slideshow com fotos e imagens e ainda consultar mídia on-line. É possível controlar tudo por um controle remoto vendido pela Microsoft.

Atualizações

O Windows Vista tem um aplicativo chamado "Anytime Upgrade", que permite atualizar de edições Home do Windows à Ultimate pagando uma taxa de actualização via Internet; uma página com comparativos é exibida.

As atualizações do sistema também estão mais fáceis e ágeis graças ao novo painel de actualizações do Windows Update que agora é independente do browser. Ou seja, não é mais acessado via website como acontecia nas versões anteriores ao Windows Vista.

Jogos

Pela primeira vez em quatorze anos, os jogos que acompanham o Windows desde a versão 3.1 como o Paciência (Solitaire), Campo Minado (Minesweeper) e Copas (Hearts) e desde a versão 95 que traz o Free Cell sofreram mudanças notáveis. Os mesmos jogos que habitaram todas as versões anteriores ao Windows Vista (somente até a 3.1) agora possuem efeitos gráficos e sons.

O Paciência (Solitaire) possui as diferenças mais notáveis: Agora é possível trocar o fundo da tela (ecrã), existem quatro tipos de baralhos (e não os versos deles que até então eram as únicas coisas que poderiam ser trocadas no Paciência), o jogo explica movimentos inválidos com uma janela de ajuda e ao pressionar o botão H do teclado o jogo lhe dá uma dica de movimento para que possa continuar suas jogadas.

DirectX 10

Uma nova versão da coleção de APIs para o desempenho gráfico e sonoro das aplicações e jogos que os fazem uso. Já estão sendo comercializadas novas Placas de vídeo (GPUs) com a tecnologia DirectX 10.

Novas Caixas Oficiais

As caixas do Windows Vista serão separadas pelas cores:

  • Azul claro para o Windows Vista Starter Edition
  • Verde claro para o Windows Vista Home Basic
  • Verde escuro para Windows Vista Home Premium
  • Azul para Windows Vista Business
  • Preto para o Windows Vista Ultimate

Ícones do Aero Glass

O Windows Vista possui novos ícones com diversos efeitos visuais, entre eles o visual Glass característico desta versão do sistema operacional.

Bloqueio de cópias não autorizadas

Segundo a Microsoft, esta versão do Windows vem com uma tecnologia de bloqueio que evita o funcionamento de cópias não autorizadas. Esta tecnologia limita o uso da plataforma restringindo as suas funcionalidades caso o usuário não ative o sistema em um prazo de 30 dias, mas já existem cracks disponíveis na Internet que conseguem quebrá-lo.

Existia no Windows XP um sistema parecido, denominado WPA (Windows Product Activation, em português: Ativação do Produto Windows), que avisa quando o usuário estava usando uma cópia não autorizada do sistema, mas que também já foi inteiramente quebrado por crackers.

Edições

O Windows Vista é vendido em seis edições. As versões estão disponíveis nas seguintes arquiteturas 32-bit (x86) e 64-bit (x86-64). São elas:

Vista Starter Edition
Somente em 32-bit (x86)
Vista Home Basic
É a versão similar ao Windows XP Home Edition, destinada ao usuário doméstico. Conta com uma série de aplicativos de segurança, firewall, anti-spam e protecção para redes sem fio. Também vem com Windows Media Player e Windows Mail com suporte a RSS.
Vista Home Premium
Vista Business
Similar ao Windows XP Professional, é a versão voltada para empresas de pequeno porte. Conta com serviços e ferramentas de terceiros ou da própria Microsoft, oferecidos por meio de assinaturas - tal como já ocorre com a atual versão do Microsoft Office.
Vista Enterprise
É Windows oferecido para as empresas de grande porte. Entre as características, estão funções exclusivas de Virtual PC, interface com suporte a múltiplos idiomas e a possibilidade de fazer backup ou criptografar grandes volumes de dados.
Vista Ultimate
A edição mais completa. Tem todas as funcionalidades das versões anteriores e mais algumas. Os seus usuários terão acesso a diversos serviços online ligados a música, filmes e entretenimento doméstico, incluindo ferramentas para aumentar a performance dos jogos electrónicos de qualidade.

Versões do Windows Vista

Detalhe Especial: Todas as versões do Windows Vista vêm no mesmo DVD de instalação, sendo que a versão a ser instalada depende do CD Key digitado. Será possível atualizar de uma versão a outra, apenas precisando comprar um novo CD Key, que inutilizará o outro. A única exceção ocorre com o Windows Vista Starter Edition, nesta versão, você poderá apenas instalar a nova versão sobre a Starter Edition porém, inutilizando as configurações e programas instalados anteriormente. Existe uma versão em CD do Vista Starter que não possui as outras versões.

Requisitos

De acordo com a Microsoft, computadores que podem executar Windows Vista eram classificados com "Vista Capable" e "Vista Premium Ready". Um Vista Capable ou PC equivalente precisa ter no mínimo um processador de 800 MHz, 512 MB de RAM e uma placa gráfica de classe DirectX 9, e não será capaz de suportar os gráficos "high end" do Vista, incluindo a interface do usuário Aero. Um computador Vista Premium Ready terá vantagem da função "high end" do Vista mas precisará no mínimo um processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, e uma placa gráfica Aero-compatível com no mínimo 128 de memória gráfica e suportando o novo Windows Display Driver Model. A companhia também oferece uma beta do Windows Vista Upgrade Advisor através do seu site Web para determinar a capacidade de um PC para executar o Vista em seus vários modos. O utilitário é somente executável no Windows XP. Mas percebe-se que a maioria dos PC's actuais atendem as necessidades do novo Windows. Atualmente, chama-se Designed For Windows Vista (Versão)

  Minimo Recomendado
Processador 800 MHz 2 GHz
Memória 512 MB RAM 1 GB RAM
GPU compatível com DirectX 9 compatível com DirectX 9 com Hardware Pixel Shader v2.0 e suporte Driver WDDM
Memória do GPU 64 MB RAM 128MB de RAM ou 256MB para maiores resoluções
Capacidade do HDD 20GB 80GB
Espaço livre do HDD 15GB 28GB (Para SP1)
Tipo de HDD Normal Normal, mas memória flash/disco rígido Híbrido recomendado
Outros drives DVD-ROM DVD-ROM

Críticas

Altos Requisitos Mínimos

Os requisitos mínimos do Vista eram vistos como "pesados" na época em que o próprio foi lançado, uma fama que ele tem até hoje, mesmo com os hardwares bem avançados de nossa época. Para usufruir das vantagens do Vista, era necessário, para a maior parte dos usuários, uma grande atualização em seu computador (Coisa que hoje em dia não se precisa, pois a maioria dos computadores que se vendem hoje em dia nas lojas já vem com essa configuração de 1 GB de memória RAM no mínimo e outras que são necessárias para o Vista, mas que não eram tão comuns na época em que ele foi lançado). Outra dúvida frequente sempre esteve quanto a performance do sistema que ao contrário do que muitos imaginam se mostrou superior ao Windows XP perdendo apenas para o Windows Seven conforme esses teste realizado pelo site ZDNet em dois computadores:um AMD Phenom 9700 2.4 GHz com ATI Radeon 3850 e 4 GB de memória RAM, e um Intel Dual Core E2200 2.2 GHz com NVIDIA GeForce 8400 GS e apenas 1 GB de memória RAM.

Gestão de direitos digitais

Outra crítica comum se refere a integração de novas formas de Gestão de direitos digitais ao sistema operacional, especialmente a introdução do recurso "Caminho de Vídeo Protegido" (do inglês Protected Video Path). Esta arquitetura foi projetada para garantir a criptografia de "Conteúdos Premium" de HD DVD ou Discos Blu-ray. Dispositivos como Placas de vídeo devem ser aprovadas pela Microsoft e dependendo do que o dispositivo requer, o sistema pode artificialmente diminuir a qualidade do conteúdo exibido ou simplesmente não mostrá-lo.

Plataforma de Proteção ao Software

O Vista inclui um sistema de proteção contra a pirataria aprimorado, baseado no WGA do Windows XP, chamado Plataforma de Proteção ao Software (do inglês Software Protection Platform - SPP). Um de seus componentes principais é um novo modo de funcionalidade reduzida, no qual o Vista entra quando detecta "falha de ativação de software" ou "cópia não genuína", que é descrita pela Microsoft como: "o navegador padrão será iniciado e o usuário terá a opção de comprar uma chave do produto. Não há menu iniciar, nenhum ícone no desktop e o papel de parede é modificado para preto. (…) Depois de uma hora, o sistema fará logoff do usuário sem aviso."

Segurança

Como é de praxe, em versões de sistemas da Microsoft existem falhas de segurança que vão sendo (ou ao menos deveriam ser) corrigidas conforme atualizações vão sendo disponibilizadas. Entra aqui o software Windows Update, parte integrante do sistema operacional. Essas falhas ou bugs se estendem também ao navegador do sistema, Internet Explorer. Para contornar essas falhas, é necessária a utilização de um antivírus para proteger o sistema.

Dificuldades nas vendas

Apesar dos investimentos massivos em marketing da Microsoft para fazer com que os usuários trocassem o Windows XP pelo Windows Vista, o sistema provou ser um fracasso nas vendas. O fracasso de penetração do sistema é tão grande que alguns usuários que mudaram para o Vista, foram forçados a fazer um downgrade para o XP após uma série de problemas técnicos. Com isso a Microsoft foi obrigada a diminuir os preços de todas as versões do Vista. Mas mesmo com tantas dificuldades o sistema vem ganhando mercado de uma forma lenta mas consistente, devido ao sistema OEM.

BadVista.Org

Devido aos altos requisitos mínimos exigidos pelo Windows Vista, bem como sua instabilidade, políticas de DRM que poderiam restringir a liberdade do consumidor final e incompatibilidade com hardwares existentes, em 15 de Fevereiro de 2006, a Free Software Foundation lançou a campanha BadVista, onde, através do site BadVista.org, tentava expor os males causados contra os usuários de computadores pelo novo Windows Vista, e promover alternativas em software livre que respeitem a segurança dos usuários e sua privacidade. A campanha sugeria que o usuário trocasse o Windows Vista pelo gNewSense, distribuição de GNU/Linux que respeita os ideais do software livre.

A FSF encerrou a campanha em Fevereiro de 2009, afirmando que o nome Vista já é sinônimo de falha na opinião pública e declarando vitória, com mais de 7000 patrocinadores registrados no site..

Versões de teste

São lançadas exclusivamente para beta-testers, com excepção do BETA 2 e do RC1, com lançamento também público. Como o nome já diz, são versões para testes.

Abaixo vai uma lista com a maior parte dessas versões lançadas até hoje:

Milestone 1

  • Pre-Alpha 3646 M1 Build (lab01_N.020612-1346)

Milestone 2

  • Pre-Alpha 3663 M2 Build (lab06_N.020728-1728)
  • Pre-Alpha 3670 M2 Build (lab06_N.020819-1749)

Milestone 3

  • Pre-Alpha 3683 M3 Build (lab06_N.020923-1821)
  • Pre-Alpha 3708 M3 Build (lab06_N.021108-1847)
  • Pre-Alpha 3718 M3 Build (lab06_N.021119-1730)

Milestone 4

  • Alpha 4006 M4 Build (main.030203-1038)
  • Alpha 4007 M4 Build (main.030214-????)
  • Alpha 4008 M4 Build (main.030219-1933)

Milestone 5

  • Alpha 4015 M5 Build (main.030328-1500)
  • Alpha 4015 M5 Build (lab06_N.030403-1706)
  • Alpha 4018 M5 Build (lab06_n030417-1721)
  • Alpha 4019 M5 Build (lab01_N.030428-2000)
  • Alpha 4029 M5 Build {Technically M6} (main.030619-0000)

Milestone 6

  • Alpha 4050 PDC Demo (M6) Build (private/lab06_demo.031019-1809)
  • Alpha 4051 PDC (M6) Build (idx02.031001-1340)
  • Alpha 4053 M6 Build (main.031022-1720)
  • Alpha 4067 WinHEC Demo Build (private/lddm_dev_tech(devdmo).040212-1646)

Milestone 7

  • Alpha 4074 WinHEC Build (4074.idx02.040425-1535)
  • Alpha 4083 M7 Build (main.040516-1537)

Longhorn D1

  • Alpha 5000 (ntbuild_040915-0831)
  • Alpha 5048 Build 25 de abril de 2005
  • Beta 5203 Build (Pre-Beta 1) 9 de julho de 2005

Beta 1

  • Beta 5112 Build Beta 1 27 de julho de 2005

Community Technology Preview (Pre-Beta 2)

  • Beta 5219 Build PDC Demo 24 de agosto de 2005
  • Beta 5219 Build PDC September CTP 30 de agosto de 2005
  • Beta 5231 Build 12 de setembro de 2005
  • Beta 5231 Build October CTP 4 de outubro de 2005
  • Beta 5259 Build November CTP 13 de novembro de 2005
  • Beta 5259 Build November CTP TAP 17 de novembro de 2005
  • Beta 5268 Build REFRESH 7 de dezembro de 2005
  • Beta 5270 Build December CTP 16 de dezembro de 2005
  • Beta 5308 Build February CTP 22 de fevereiro de 2006
  • Beta 5342 Build March CTP 24 de março de 2006
  • Beta 5355 Build REFRESH 11 de abril de 2006
  • Beta 5361 Build REFRESH 13 de abril de 2006
  • Beta 5365 Build April CTP 21 de abril de 2006
  • Beta 5381 Build May Interim 5 de maio de 2006

Beta 2

  • Beta 5384 Build Beta 2 (WinHEC 2006) 23 de maio de 2006 (Lançamento público)

Pre-RC1

  • Beta 5456 Build June CTP 24 de junho de 2006
  • Beta 5466 Build REFRESH 11 de julho de 2006
  • Beta 5472 Build July EDW 17 de julho de 2006
  • Beta 5479 Build REFRESH 19 de julho de 2006
  • Beta 5483 Build Pre-RC1 28 de julho de 2006
  • Beta 5487 Build Pre-RC1 2 de agosto de 2006
  • Beta 5492 Build Pre-RC1 8 de agosto de 2006
  • Beta 5505 Build REFRESH 15 de agosto de 2006
  • Beta 5520 Build Pre-RC1 17 de agosto de 2006
  • Beta 5536 Build Pre-RC1 24 de agosto de 2006

RC1

  • Compilação Release Candidate 5600 Build RC1 (Release Candidate 1) 1 de setembro de 2006

Pre-RTM

  • Beta 5700 Build Pre-RTM
  • Beta 5728 Build EDW (Pre-RTM) 22 de setembro de 2006

RC2

  • Compilação Release Candidate 5744 Build RC2 (Release Candidate 2) 6 de outubro de 2006

Pré-RTM

  • Build 5808 para TAP's (Technology Adoption Program); Programa de Adoção de Tecnologia
  • Build 5840 para TAP's (Technology Adoption Program); Programa de Adoção de Tecnologia

Versões estáveis

Estas são as versões finalizadas e abertas para o público.

RTM

  • Microsoft Windows Vista RTM 6.0.6000.16386.061101-2205 [RTM-Release to Manufacturing] - Lançado dia 8 de Novembro de 2006 - às 17 horas. (para assinantes MSDN e TechNet).
  • Build 6001 - Service Pack 1

Wave0 (onda) lançada oficialmente e aberta ao público para download via website e via Windows Update no dia 18 de Março de 2008. A onda Wave0 abrange à todas as versões do sistema com idioma Inglês, Francês, Espanhol, Japonês ou Alemão. A Wave1 que abrange a todos os outros idiomas para qual o Windows Vista foi desenvolvido está disponível via Windows Update e através do site da Microsoft desde o dia 14 de Abril de 2008.

  • Build 6002 - Service Pack 2

O Service Pack 2 do Windows Vista foi disponível oficialmente ao público para download via website no dia 26 de Maio de 2009. Este Service Pack adiciona alguns recursos novos ao Windows Vista como Bluetooth 2.1, suporte a gravação integrada de BluRay, Windows Search 4.0 e outros recursos. O Download da versão PT-BR pode ser encontrado aqui

GNU Free Documentation License
Este é um artigo adaptado que pertence ao site Wikipédia
e está sob licença GNU Free Documentation License.
Para vê-lo na íntegra, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_Vista

Faça o download da versão em PDF Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 6372 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog