Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Sistema Operacional » Windows » Microsoft Windows 98

Windows 98

Microsoft Windows 98

O Microsoft Windows 98 (nome de código Memphis) é um sistema operacional produzido pela Microsoft que foi lançado em 25 de Junho de 1998, é o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do S.O. e da Internet. Utilizava o Internet Explorer 4. Introduziu o sistema de arquivos FAT-32 e começou a introduzir o teletrabalho (só foi possível devido à integração do Web). Melhorou bastante a interface gráfica. Incluiu o suporte a muitos monitores e ao USB (Universal Serial Bus). Mas, por ser maior do que o Windows 95 e possuir mais funções, era também mais lento e mais instável.

Windows 98 SE (Segunda Edição)

Uma atualização ao sistema operacional, o Windows 98 Segunda Edição (SE), foi lançado em 5 de Maio de 1999. Ele incluiu correções a muitos pequenos problemas, melhora no suporte a USB, e a troca do Internet Explorer 4.0 pelo Internet Explorer 5, que era significantemente mais rápido. Também foi incluído o Compartilhamento de Conexão a Internet, que permitiu que múltiplos computadores em uma Rede Local compartilhem uma única conexão a Internet através de NAT. Outras novidades incluem o programa Microsoft NetMeeting 3.0 e suporte integrado a drives de DVD-ROM. Ele também adicionou suporte à processadores mais novos. Além disso, nada foi feito de diferente. Essa atualização foi considerada como uma das melhores versões da família Windows. A atualização foi gratuita para aqueles que já possuíam a primeira edição do Windows 98.

Características novas e atualizadas

Entre as novidades que vieram com o Windows 98 estão o melhor suporte a AGP, drivers para USB funcionais, e suporte a múltiplos monitores e WebTV. Ele incluiu também suporte ao sistema de arquivos FAT32, permitindo que ele suportasse partições maiores que 2 GB, máximo aceito pelo seu antecessor, Windows 95. Essa também foi a primeira versão do Windows a oferecer suporte a ACPI. Como nos últimos releases do Windows 95, o Internet Explorer continuou a ser integrado à interface do Windows Explorer (característica chamada de Active Desktop).

Novos padrões de Drivers

O Windows 98 foi o primeiro sistema operacional capaz de utilizar o Windows Driver Model (WDM). Esses drivers eram pouco conhecidos à época e muitos dos fabricantes de hardware continuaram desenvolvendo drivers sob o antigo padrão (VXD). Isso resultou no surgimento do mito que o Windows 98 apenas suportava drivers no padrão Vxd.

O padrão WDM se tornou "popular" somente anos após seu lançamento, principalmente porque as versões 2000 e XP não eram mais compatíveis com o padrão VXD. Atualmente, apesar de não desenvolverem drivers específicos para Windows 98, eles ainda criam-nos sob o padrão WDM, mas compatíveis com a arquitetura desse sistema.

Demonstração à imprensa

O lançamento do 98 foi precedido por uma notável demonstração à imprensa durante a Comdex, em Abril de 1998. O CEO da Microsoft Bill Gates estava destacando a facilidade de uso do sistema e seu suporte aprimorado a equipamentos Plug and Play (PnP). No entanto, quando um scanner foi conectado, durante a tentativa de instalação o sistema sofreu um crash, exibindo uma BSOD. Bill Gates então comentou que "this must be why we're not shipping Windows 98 yet." ("esse deve ser o porquê de não estarmos distribuindo o Windows 98 ainda.") O vídeo deste evento se tornou um popular Internet meme.

Ciclo de vida do produto

A Microsoft planejou descontinuar o suporte ao Windows 98 em 16 de Janeiro de 2004. Apesar disso, devido a popularidade de seu sistema ter se mantido (27% das pageviews do Google provinham de sistemas Windows 98 durante os meses de Outubro e Novembro de 2003), a Microsoft decidiu manter o suporte até 11 de Julho de 2006. O Suporte ao Windows Me se encerrou na mesma data.

GNU Free Documentation License
Este é um artigo adaptado que pertence ao site Wikipédia
e está sob licença GNU Free Documentation License.
Para vê-lo na íntegra, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_98

Faça o download da versão em PDF Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 4370 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog