Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Sistema Operacional » Windows » Microsoft Windows 3

Windows 3.x

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer e seu sistema, o Macintosh mais a GUI Commodore Amiga. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990. Era usado em computadores 286 e 386.A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Operacional e rodava por cima do DOS, sendo necessário carregar o DOS para, posteriormente, executar o Windows. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas e o Gerenciador de Arquivos que simplificavam as aplicações e tornava o sistema mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicações. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386.

Windows 3.0 with Multimedia Extensions

Esta edição especial do Windows 3.0 foi lançada no início de 1991 e é bem rara, pois nunca foi comercializada, somente distribuída com computadores novos ou kits multimídia entre o final de 1990 e o começo de 1991. Incluía vários programas multimídia, atualizações e correções de erros da versão normal.

Windows 3.1 e posteriores

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 disquetes de alta densidade de 3,5" de 1,44 MB cada um. Tinha softwares para multimídia e fontes TrueType (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho, incluindo o Cirílico e o Japonês. O Minesweeper substituiu o Reversi.

GNU Free Documentation License
Este é um artigo adaptado que pertence ao site Wikipédia
e está sob licença GNU Free Documentation License.
Para vê-lo na íntegra, acesse:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

Faça o download da versão em PDF Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 2198 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog