Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Programação » Java » Constantes - STATIC FINAL

Constantes

Constantes são o oposto das variáveis. A diferença está em não podermos atribuir um novo valor, pois ele recebe um valor final imutável. Isso ajuda na hora que temos que lembrar de algum número muito grande ou muito pequeno, ou até mesmo um valor que aparentemente não nos diz nada, mas que significa alguma coisa. Um exemplo bem simples seria 000000. Mas, o que é 000000? É difícil saber o que ele significa, mas é muito mais fácil entender que preto em Java é Color.BLACK. Ou seja BLACK é uma constante que guarda sempre o mesmo valor (000000).

Para criarmos uma constante em Java é muito simples. Primero nos atemos ao fato de que uma constante criada dentro de uma classe deve ser acessada por qualquer membro da classe, então, por definição, essa constante é também global ou estática (static). Como uma constante não muda seu valor, então, marcamos ela com a palavra chave final, que fará com que o valor nunca seja modificado. Toda constante é um dado, portanto, o seu tipo de dado também é obrigatório declarar.

Então, para declarar uma constante faríamos:

static final long CONST1 = 1L; ou final long CONST2 = 1L;

No qual, CONST1 seria uma constante global (ou seja, foi declarada no corpo da classe) e CONST2 seria uma constante local (ou seja, foi declarada no corpo de alguma função ou método, por exemplo, dentro de main)

Para ilustrar bem o uso de constantes, vamos calcular a área e o comprimento de um círculo. O porque deste cálculo é que necessitaremos de um número constante chamado PI. PI é um número irracional, ou seja, não há uma representação exata dele, mas, para o nosso exemplo, usaremos ele com uma precisão de 8 casas decimais. Portanto, nosso pi será do tipo double que valerá 3,14159265. Então, perceba que é muito mais fácil se lembrar da palavra pi do que do número 3,14159265. Além de, obviamente, digitarmos bem menos.

Então, só para esclarecer o que irá acontecer: O cálculo da área do círculo equivale a raio² × pi, e o comprimento é medido em 2 × raio × pi, no qual o raio é a distância entre a borda do círculo e seu centro. Vamos usar um raio de 25cm. Vejamos o resultado.

public class Constantes {

    static final float PI = 3.14159265f;

    public static void main(String args[]) {
        float raio = 25f;
        float comprimento = raio * 2 * PI;
        float area = (raio * raio) * PI;
        System.out.println("Dados de um círculo de " + raio + "cm:\n"
            + "comprimento: " + comprimento + "cm\n"
            + "Área: " + area + "cm²");
   }
}

Exite uma infinidade de constantes que são implementadas em várias classes diferentes como por exemplo BLACK da classe Color, PLAIN_MESSAGE da classe JOptionPane e até mesmo o PI da classe Math com muito mais precisão do que este que usamos no exemplo.

Creative Commons License
Autor: Denys William Xavier
Este artigo está sob Licença Creative Commons.

Faça o download da versão em PDF Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 75282 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog