Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Office » Word/Writer » Formatar Parágrafos

Formatação de parágrafos

Além da formatação de caracteres, outra forma de formatação importante é a de parágrafos. Em um parágrafo podemos modificar a distância entre uma linha e outra, acrescentar margens, alinhar, etc.

Alinhamento

O alinhamento presente em processadores de texto mais modernos são quatro: esquerdo, direito, centro e justificado.

Alinhamento esquerdo: Todo o parágrafo é posto de forma a ficar o mais próximo possível do recuo ao lado esquerdo da página.

Alinhamento direito: Todo o parágrafo é posto de forma a ficar o mais próximo possível do recuo ao lado direito da página.

Alinhamento centro: Geralmente utilizado em títulos, faz com que todo o parágrafo fique centralizado entre os recuos esquerdo e direito da página.

Alinhamento justificado: O alinhamento mais utilizado em revistas e jornais. Faz todo o parágrafo começar no recuo esquerdo e terminar exatamente no recuo direito. Isso evita o efeito de final irregular, pois todas as linhas terminarão no mesmo lugar.

Recuo

Os recuos são como margens que podemos personalizar para cada parágrafo. Geralmente, os recuos tanto esquerdo quanto direito, estão posicionados exatamente nas respectivas margens da página.

A vantagem em se usar os recuos é que podemos limitar o texto onde quisermos no documento uma ou mais vezes, inclusive na mesma página. Entretanto, as margens da página é a mesma na mesma em uma folha inteira.

Há, também, recuos especiais que dão outros efeitos ao parágrafo.

Recuo à esquerda: Controla a distância entre o texto e a margem esquerda da página. Números positivos, maior distância à direita da margem esquerda. Números negativos, maior distância à esquerda da margem esquerda. O símbolo que controla o recuo à esquerda na régua é símbolo recuo à esquerda.

Exemplo:

+1,5 cm (um centímetro e meio positivo)

recuo à esquerda (1,5 cm positivo)

-1,5 cm (um centímetro e meio negativo)

recuo à esquerda (1,5 cm negativo)

Recuo à direita: Controla a distância entre o texto e a margem direita da página. Números positivos, maior distância à esquerda da margem direita. Números negativos, maior distância à direita da margem direita. O símbolo que controla o recuo à direita na régua é símbolo recuo à direita.

+1,5 cm (um centímetro e meio positivo)

recuo à direita (1,5 cm positivo)

-1,5 cm (um centímetro e meio negativo)

recuo à direita (1,5 cm negativo)

Primeira linha: Controla a distância entre a primeira linha do parágrafo e o recuo à esquerda. Ou seja, isso só afeta a primeira linha, e além disso, temos que nos basear no recuo à esquerda, não na margem esquerda da página. Isso significa que se temos 2 cm de primeira linha e temos um recuo à esquerda de 2 cm, a primeira linha do parágrafo irá começar nos 4 cm. Primeira linha não usa números negativos, ao invés disso, usamos outro recurso chamado deslocamento

+1,5 cm (um centímetro e meio positivo) em relação ao recuo à esquerda de 2 cm.

primeira linha (1,5 cm)

Veja como ficaria em uma página (o pontilhado é a margem da página):

exemplo de primeira linha na página

Deslocamento: Controla a distância entre o recuo à esquerda em relação a primeira linha. Ou seja, isso afeta todo o parágrafo, exceto a primeira linha, e além disso temos que nos basear no recuo à esquerda. Isso significa que se temos 2 cm de recuo à esquerda e deslocamos 1 cm, então o recuo à esquerda se torna a primeira linha (2 cm) e todo o texto (exceto a primeira linha) fica afastado 1 cm. Deslocamento não usa números negativos, ao invés disso, usamos o recurso já visto acima, primeira linha.

1 cm de recuo à esquerda e 2 cm de deslocamento.

deslocamento (2 cm)

Veja como ficaria em uma página (o pontilhado é a margem da página):

exemplo de deslocamento na página

Espaçamento entre parágrafos

O espaçamento entre parágrafo é utilizado para destacar os parágrafos ou simplesmente controlar a distância entre um e outro. O espaçamento é medido em pontos. A medida de uma linha inteira é 12, portanto, 6 é meia linha, 18 é uma linha e meia, 24 são duas linhas, etc.

Podemos determinar o espaçamento de duas formas: antes e depois de um parágrafo.

No exemplo abaixo, um exemplo de três parágrafos sem espaçamento.

exemplo de 3 parágrafos sem espaçamento

Agora, vejamos um exemplo dos mesmos parágrafos com espaçamento de 24 pontos (duas linhas) antes e depois.

exemplo de 3 parágrafos com 24 pt de espaçamento

Espaçamento entre linhas

Funciona quase que da mesma forma que o espaçamento entre parágrafo, mas se aplica a cada linha do mesmo parágrafo. O espaçamento entre linhas pode ser um recurso de estilo ou simplesmente para tornar a leitura mais simples.

O espaçamento entre linhas pode ser simples, duplo, exato, múltiplo, etc.

Microsoft Word (anteriores ao 2007)

Para fazer isso no Word: Selecione o parágrafo (ou parágrafos) que deseja aplicar a formatação. Clique no menu FORMATAR e depois em PARÁGRAFO. Configure o parágrafo como desejar e clique no botão OK.

Microsoft Word 2007

Para fazer isso no Word 2007: Selecione o parágrafo (ou parágrafos) que deseja aplicar a formatação. Clique na guia INÍCIO, na parte designada como PARÁGRAFO podemos modificar o alinhamento, espaçamento entre linhas, recuos e outras coisas. Se quiser ter uma maior exatidão nos recuos ou outros recursos, clique nos detalhes (É um pequeno quadrado que fica ao lado direito da identificação).

Guia Início - Seção de formatação de parágrafo

Creative Commons License
Autor: Denys William Xavier
Este artigo está sob Licença Creative Commons.

Versão em PDF não disponível Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 66854 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog