Programação
 › Algoritmo  › C/C++  › Java
Web
 › HTML/XHTML  › JavaScript  › PHP
Sistema Operacional
 › Comandos de DOS  › Windows  › Linux  › Mac/BSD
Office
 › Word / Writer  › Excel / Calc
Áreas do Site
 › Download  › Fórum  › Blog
Recomendamos
Computadores e Informática em Lisboa
TI Expert » Office » Word/Writer » Formatar Caracteres

Formatar caracteres

Uma das principais características de um bom processador de texto é a possíbilidade de trabalhar com o formato do texto, criando estilos, temas e deixando a leitura mais agradável. Depois do próprio conteúdo do texto, o mais importante é o trabalho de formatação.

Podemos usar a formatação de caracteres para destacar uma palavra, indicar que é uma palavra científica, criar título, subtítulo, lista, tópicos, etc.

Para começarmos a formatar primeiro temos que entender as características básicas de formatação de caracteres.

Fonte: É o formato da letra. É a fonte que determina se a letra será mais quadrada, mais arredondada, mais fina, mais grossa, mais larga, mais estreita, etc. As fontes são identificas por nomes muito peculiares, que ajudam a diferenciar uma da outra. Uma fonte pode ser classificada de três formas: Fonte de tela, fonte opentype e fonte true type.

Fontes de tela são substituídas por equivalentes mais próximas no momento da impressão. Ex.: Courier, Fixedsys, MS Sans Serif, System...

Fontes Opentype são, geralmente, letras mais arredondadas. E por causa do aspecto do monitor, muitas vezes a letra que vemos no monitor pode parecer levemente diferente na hora da impressão. Principalmente, se usadas letras pequenas sem zoom de exibição. Ex.: Arial, Brush Script MT, Comic Sans MS, Courier New, Times New Roman, Wingdings...

Fontes Truetype são impressas exatamente como aparecem na tela em zoom padrão (100%). Ex.: Batang, Dotum, Gulim, MS Gothic, SinHei (fonte de letras chinesas)...

Exemplos:

ARIAL - arial

COMIC SANS MS - comic sans ms

VERDANA - verdana

TIMES NEW ROMAN - times new roman

Tamanho: É o que o próprio nome diz, tamanho. O tamanho é medido em pontos que se refere apenas à altura da letra, nunca à largura.

Exemplos:

tam 8 - PALAVRA

tam 13 - PALAVRA

tam 36 - PALAVRA

Estilo da fonte: É uma pequena variação da própria fonte. Isto inclui, principalmente, os estilos negrito, itálico, subinhado ou a combinação que quiser deles.

Exemplo:

NEGRITO         ITÁLICO          NEGRITO ITÁLICO

Cor da fonte: Cor da fonte é a cor da letra em si. Cada processador de texto tem um número específico de cores pré-definidas e muitos têm a possibilidade de criar cores para as letras.

Microsoft Word (anteriores ao 2007)

Para fazer isso no Word: Selecione as palavras ou a frase que deseja formatar. Clique no menu FORMATAR e depois em FONTE. Na primeira guia chamada FONTE, selecione a fonte, estilo, tamanho, cor da fonte ou formato do sublinhado. Após a configuração, clique no botão OK.

Microsoft Word 2007

Para fazer isso no Word 2007: Selecione as palavras ou a frase que deseja formatar. Clique em INÍCIO. Lá, há uma parte designada como fonte. Caso queira formatar usando a janela de opções clique no quadrado dos detalhes. (É um pequeno quadrado que fica ao lado direito da identificação).

Seção Formatar Fonte - Microsoft Word 2007

Creative Commons License
Autor: Denys William Xavier
Este artigo está sob Licença Creative Commons.

Versão em PDF não disponível Indique nosso site Gostou?
Indique nosso site!
Este artigo foi
lido 18368 vezes
Bookmark e Compartilhe

Páginas Relacionadas

Enquete
O Google Chrome OS irá desbancar o Microsoft Windows 7?
» ProgramaçãoAlgorítmo | C/C++ | Java

» WebHTML/XHTML | JavaScript | PHP

» Sistema OperacionalComandos de DOS | Windows | Linux | Mac/BSD

» OfficeWord/Wirter | Excel/Calc

» Áreas do SiteDownloads | Fórum | Blog